Projetos

                  
          Reunião com os convivente

         O trabalho realizado pela equipe composta por assistente social e orientador sócio educativo, a fim de dissolver conflitos interpessoais entre os conviventes, trabalhando também a importância de questões cotidianas como: a higiene pessoal, respeito ao espaço, sensibilização ao entendimento e aceitação das diferenças pessoais.

     Grupo dos Alcoólicos Anônimos (A.A)

     A equipe da Morada observou a necessidade de intensificar o trabalho com o enfoque na questão do alcoolismo, e diante disso estabeleceu uma parceria com o A.A, que consiste na discussão permanente da equipe técnica com os parceiros do A.A a fim de aperfeiçoar a estratégia de trabalho.       
    Grupo que acontece quinzenalmente, coordenado por voluntários do A.A., no C.A Morada São João. Este grupo tem o foco principal no trabalho que visa à aceitação e aderência efetiva ao tratamento no Centro de Referência e Acompanhamento de Álcool, Tabaco e outras drogas (CRATOD) ou Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).

       Grupo temático:
       O grupo é coordenado pela psicóloga e assistente social com o objetivo de discutir as demandas da Morada e dos conviventes, assim como as condutas e projetos terapêuticos mais adequados. No inicio este grupo era focado nas demandas de esclarecimento dos conviventes sobre as regras de funcionamento deste centro de acolhida e outras dúvidas referentes aos benefícios que poderão obter e sobre questões de saúde. Atualmente este grupo trata de temas como o da tolerância por meio de recursos áudio visuais como filmes.


               Contadora de história (cordel):
  É um trabalho voluntário realizado semanalmente cujo objetivo é estimular a auto-estima, promovendo o incentivo para o bom convívio dos idosos e visando a constituição de novos vínculos sociais; por meio da arte que cria um ambiente lúdico.
   Deste trabalho já se originou duas apresentações teatrais na própria Morada com participação dos coordenadores, equipe da Morada e conviventes.